sábado, 3 de setembro de 2011

O mal que eu tenho...AFF!


SOP
Uma em cada cinco mulheres apresenta sintomas ou sinais de ovários policísticos, ou SOP (em português), ou PCOS (em inglês).
Essa síndrome é caracterizada por sinais de hiperandrogenismo e/ou disfunção ovariana e/ou ovários policísticos ao ultrassom (ultrassonografia).


Os critérios para o diagnóstico, de acordo com o Consenso Internacional de Rotterdam,  são no mínimo dois de três dos sintomas:
1.    Ovários policísticos ao ultrassom.
2.    Falta crônica de ovulação ou deficiência de ovulação.
3.    Sinais clínicos ou laboratoriais de hiperandrogenismo.

Portanto, apenas um ultrassom mostrando ovários policísticos não é suficiente para o diagnóstico dessa doença
 
Sintomas:
Irregularidade menstrual
É um dos principais sintomas da SOP. Grande parte das mulheres tem atrasos ou mesmo ausência das menstruações.
Dificuldade na ovulação
Muitas mulheres com essa síndrome não têm ovulação regular. Esse fato faz com que muitas delas tenham dificuldade em engravidar sem tratamento eficaz.
No entanto, isso não quer dizer que mulheres com SOP não engravidem nunca!!! Muitas adolescentes com esses ovários pensam que não podem engravidar e acabam conseguindo uma gravidez indesejada / não planejada.

Problemas na pele e aumento de pelos.
Acne, espinhas, queda de cabelo, pele oleosa e aumento de pelos são sintomas que podem fazer parte da síndrome. São chamados de sinais de hiperandrogenismo.

Aumento de peso
Muitas mulheres que tem ovários policísticos apresentam aumento de peso. Há controvérsias se é o aumento de peso que causa a anovulação crônica e, portanto, os ovários policísticos, ou se é a síndrome que causa o aumento de peso. Em algumas mulheres basta perder peso que os sinais da síndrome voltam ao normal.
Pacientes com síndrome dos ovários policísticos devem ser cuidadosamente avaliadas em relação à resistência à insulina e à síndrome metabólica, pois essas alterações estão relacionadas com maior chance de desenvolver alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular aumentado.


Tratamento:
O tratamento da síndrome dos ovários policísticos depende dos sintomas que a mulher apresenta e do que ela pretende. A pergunta mais frequente do médico é saber se a paciente pretende engravidar ou não.
Anticoncepcionais orais
Não havendo desejo de engravidar, grande parte das mulheres se beneficia com tratamento à base de anticoncepcionais orais, ou seja, a pílula. De fato, a pílula melhora os sintomas de aumento de pelos, espinhas, irregularidade menstrual e cólicas.

Não há uma pílula específica para o controle dos sintomas. As de baixa dosagem têm sido as mais prescritas pelos ginecologistas. Existem pílulas que tem um efeito melhor sobre a acne, espinhas e pele oleosa.

Mulheres que não podem tomar a pílula se beneficiam de tratamentos à base de progesterona.
Dietas com baixas calorias e pouca gordura melhoram o aumento de peso, contribuindo para o bem estar da paciente.
Em alguns casos medicamentos que são usados no tratamento da diabetes também tem sua aplicação.
Leia também:
Benefícios e usos terapêuticos da pílula anticoncepcional

Cirurgia
Cada vez mais os métodos cirúrgicos para essa síndrome têm sido abandonados em função da eficiência do tratamento com anticoncepcionais orais.

Indução da ovulação
Se a paciente pretende engravidar, o médico lhe recomendará tratamento de indução da ovulação, não sem antes afastar as outras causas de infertilidade. Não se deve fazer esse tratamento em mulheres que não estejam realmente tentando engravidar.

Antidiabetogênicos orais
Estando a síndrome dos ovários policísticos associada à resistência insulínica, um dos tratamentos disponíveis é por meio de medicamentos para diabetes. Cabe ao médico e à paciente a avaliação do melhor tratamento.

Dieta e atividade física:
Essas pacientes devem ser orientadas em relação à dieta e atividade física, concomitantemente com as medidas terapêuticas.

É necessário tratar?
Pacientes com síndrome dos ovárioss policístico devem ser cuidadosamente avaliadas em relação à resistência à insulina e a síndrome metabólica, pois essas doenças estão relacionadas a maior chance de desenvolver alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular aumentado.

Mulheres com ovários policísticos e obesidade devem ser estimuladas a mudar seus hábitos alimentares e de atividade física visando à melhora global das alterações.
         Ovário Normal          Ovário Policístico


Ultrasson-Meus 2 ovários estão assim: 




Link dos site onde peguei todas as informações:http://www.gineco.com.br/ovarios-policisticos


Beijinho a todas!!! 

9 comentários:

  1. Oiê!
    Os meus também estão na mesma situação. ):
    Mas Deus proverá!
    Xerim

    ResponderExcluir
  2. Deste mal eu sofro!
    Descobri com 17 anos e comecei a tomar pílula - diane 35. Tomei por 10 anos e me ajudou muito.
    Agora estou tomando metformina pra tratar e acho que está funcionando! Meu endocrino que receitou.
    Mas a questão pele/cabelo a metformina não trata, infelizmente....

    :)
    Um beijo! E Obrigada!!!
    :)

    ResponderExcluir
  3. O importante é que existe tratamento.
    E não é tão complicado assim...
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Adorei te conhecer, ja estou te seguindo!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, eu descobri que tenho ovários policísticos, mas não tenho a síndrome, mesmo assim este é meu segundo ciclo com metformina, só no próximo usarei tb indutor. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá querida amiga nada de desânimos já li muito na internet de mulheres com o mesmo problema que o seu e conseguiram realizar o sonho da maternidade.

    Acredite sua hora vai chegar, Deus vai te dar um bebezinho eu creio e torço muito por você.

    Beijinhos férteis
    Lilian e bebê

    ResponderExcluir
  7. Oi, obrigada pelo carinho!
    Vai dar tdo certo, tenho várias conhecidas que conseguiram engravidar com tratamento para SOP.
    Vc tbm vai conseguir!!!!

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  8. Oi linda...

    Obrigado pela visita e por estar me seguindo, estamos todas juntas nessa, com fé sempre.

    Deixa eu te fala algo, antes da minha primeira gestação, eu mim foi detectado, ovários policisticos, na verdade eu já sabia desde que era adolescente, pelos sintomas, tinha colicas horriveis e muita acne, tomei durante muito tempo a.c que ajudou a aliviar os sintomas, quando resolvi engravidar depois de 1 ano de tentativas, procurei um médico para ver se estava tudo bem, foi detectado a sop, mas a dra disse pra gente esperar mais 6 meses para pensarmos em tratar. Justamente 6 meses depois eu engravidei, não precisei de tratamento.

    Não quero te incentivar a não buscar tratamento, mas quero com a minha história, te dizer que nada é impossivel para Deus, se nos crermos Ele faz o que é impossivel se tornar possivel, ele é especialista nisso.

    Por isso nunca perca a fé, seu milagre vai chegar!!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Mas não desanima querida, o mais importante é que tem tratamento e tenho certeza que tudo vai dar certo.

    Beijão

    ResponderExcluir

Que legal você vai comentar!!!